O inverno chegou e o clima frio já está tomando conta de várias cidades brasileiras, deixando as pessoas com vontade de ficar em casa, de baixo do cobertor. Mas e se a melhor forma de aproveitar o inverno fosse viajando? No Brasil, há muitas regiões que são ainda mais charmosas nessa época do ano, como a Serra Gaúcha ou mesmo a Região Serrana do Rio de Janeiro. Hoje nós selecionamos pra vocês os melhores destinos brasileiros para aproveitar aquele friozinho gostoso, com belas paisagens e gastronomia de alto nível.

Se você estava pensando em passar o inverno inteiro em casa, você vai mudar de ideia ! Esperamos que goste da nossa seleção e aguardamos seus comentários.

1. Gramado (RS)

gramado

Gramado é o terceiro destino mais procurado dos brasileiros. Situada na serra gaúcha, essa cidadezinha com cara de Europa vê suas temperaturas chegarem na casa do zero grau duarante o inverno. Por conta de sua localização (sul do Brasil) e de sua altitude (885 metros acima do nível do mar), essa é uma das cidades com a temperatura média mais baixa do Brasil, podendo até ocorrer geadas ou mesmo neve nessa época do ano. Cenário perfeiro pra tomar um bom vinho perto da lareira e degustar as iguarias locais. Além disso, no mês de agosto tem o Festival de Gramado, maior festival de cinema do Brasil, uma atração a parte que reune os principais atores e diretores do Brasil e da América Latina. Precisa de mais um motivo pra querer visitar Gramado?

2. Visconde de Mauá (RJ)

Visconde de Mauá
Localizada na Serra da Mantiqueira (RJ), essa cidade oferece uma vista incrível para as montanhas da Região Serrana que se desenham no horizonte. Tranquilidade, contato com a natureza, trilhas e cachoeira. Um pouco frio demais para entrar nas águas, mas nada impede de apreciar a beleza das paisagens que ela oferece. Andar de cavalo também pode ser uma boa pedida para um belo passeio duranter o dia. E a noite, é só se agasalhar e explorar a gastronomia local sem moderação.

3. Monte Verde (MG)

Monte Verde

Monte verde é um dos lugares mais aconchegantes do inverno brasileiro, principalmente para os românticos. Lareira e banheira de hidromassagem viraram quase uma regra para as pousadas locais, devido às baixas temperaturas (os termômetros já chegaram até -10°C). Para os apaixonados por ecoturismo, esse também é um excelente destino. A cidade de Monte Verde oferece inúmeras possibilidades de passeios em plena natureza. Passando por montanhas, matas, picos e cascatas, você pode aproveitar intensamente a riquesa da fauna e da flora da região.

4. Caldas Novas (GO)

caldas novas

Caldas novas é um dos mais importantes pólos turísticos do estado de Goiás. Mesmo que as temperaturas não desçam muito, o inverno continua sendo a melhor época para aproveitar suas águas quentes. Conhecida por suas águas termais com propriedades terapêuticas, essa cidade oferece várias fontes naturalmente aquecidas, como a Lagoa de Piratininga, mais conhecida como “Lagoa quente”, ou os parques aquáticos com piscinas termais para crianças e adultos. Rodeada por uma natureza abundante, você ainda pode passear pelos parques naturais e os jardins da cidade.

5. Nova Friburgo (RJ)

nova friburgo

A cidade mais fria do Estado do Rio de Janeiro merece destaque no nosso artigo. Localizada na Região Serrana do Rio, com 846 metro de altitude, Nova Friburgo foi colonizada por uma centena de famílias suiças no início do século XIX. Emoldurada pela Mata Atlântica, essa cidade oferece variadas atividades relacionadas à montanha, como trilhas, riachos, cachoeiras e mirantes naturais. O símbolo de sua paísagem natural é a pedra do Cão Senetado (foto), mas o teleférico também é um dos pontos mais famosos da cidade. Ela é também conhecida como a capital nacional da lingerie, lugar ideal para fazer compras de peças intimas e renovar o enchoval.

5. Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão

Destino principal dos paulistas quando o frio chega, Campos do Jordão não é o lugar mais tranquilo para se visitar no inverno. Muito pelo contário, trata-se de um dos lugares mais badalados nessa época do ano, com muitas atividades e opções de bares e restaurantes, principalmente no período do Festival Internacional de Inverno (maior e mais importante festival de música clássica da América Latina). Localizado no alto da Serra da Mantiqueira e cercado de verde por todos os lados, Campos do Jordão oferece igualmente passeios pela natureza afim de descubrir trilhas e parques. Sua charmosa arquitetura alemã é igualmente uma atração a parte.

6. Canela (RS)

Canela

Vizinha de Gramado, a tranquila cidade de Canela é conhecida principalmente por sua bela catedral e pela Cascata do Caracol (foto), a mais alta do Rio Grande do Sul. No entanto, há vários outros parques nacionais que são suas maiores atrações turístucas. Se nesse inverno você procura descanso, paz e ar puro, esse é um dos melhores destinos para você! Não deixe de comer o tradicional churrasco, nem de provar o chocolate caseiro, verdadeiras especialidades da região.

7. Curitiba (PR)

curitiba

Quando se fala em curtir o inverno, não tem como esquecer da capital do Paraná. Apesar de ser uma cidade grande, com infra-estrutura de uma metrápole, ela conserva um clima pacato de cidade pequena. Além das baixas temperaturas no inverno, Curitiba é um dos melhores destinos culturais do país. Ou seja, uma boa pedida pra quem quer curtir um friozinho gostoso e aprovitar de todas as vantagens de estar em uma grande capital brasileira.

O que você achou da nossa seleção dessa semana? Qual região brasileira você prefere nessa estação do ano? Tem alguma outra sugestão de cidades gostosas para curtir o inverno? Deixe seus comentários!
Até mais 🙂

**Caroline
**

1417798619_pencilMembro da equipe de marketing da GuestToGuest, brasileira, formada em comunicação em Paris. Adora viajar e descobrir novos lugares!